Gaze Anti-Hemorrágica

QuikClot‘Mortalidade zero’ é a que se propõe nova gaze revestida com nanopartículas de caulim em estancamento de hemorragias intensas.

Gaze, material muita conhecido na área médica e praticamente inalterado desde 1950, transforma-se em agente de estancamento de fluxo sangüíneo torrente graças a aplicação de nanotecnologia.

Blood CellsCom isso, evita-se perda de sangue mesmo em locais de acesso limitado ou de difícil aplicação de pressão como virilhas e pescoço. Vidas podem ser salvas tanto em campos de batalha como em situações civis onde vítimas de trauma severo freqüentemente sangram até a morte antes de socorro médico ou encaminhamento a um centro de emergência mais próximo. Naturalmente, ambulâncias de pronto atendimento em rodovias fazem parte do público-alvo dessa inovação.

Os primeiros testes com essa gaze através do NMRC (EUA) indicaram eficácia no estancamento sangüíneo imediato e melhora na recuperação do paciente. O tecido da gaze salva-vidas comercialmente chamada de Combat QuikClot é produzido pela empresa americana Z-Medica.

Primeiro lugar na preferência da Marinha Americana, após longa bateria de testes, o produto seguiu para campos de combate no Iraque e no Afganistão. Resultado: o seu objetivo foi alcançado, o combate a hemorragias foi muito eficiente.

A seguir, exemplo de aplicação de gaze anti-sangramento em uma cirugia realizada em um porco. Cenas fortes, cuidado!

Um inconveniente reclamado por vítimas militares é quanto ao calor provocado quando em contato com sangue ou água, chegando até a causar queimaduras. Só que, conclusão enquanto em teste, é melhor tal aquecimento localizado do que o sangramento até a morte. A possível saída estava justamente na substituição da gaze anti-hemorrágica por um material em teste na área médica por mais de 50 anos.

A solução ao aquecimento foi em trabalho conjunto com a Stucky, líder em pesquisas de sistemas moleculares inorgânicos em macroescala e nanoescala.

O ingrediente-chave da nova gaze é uma nova argila de caulim normalmente empregada na fabricação de porcelana e que é rica em nanopartículas de silicato de alumínio, justamente o agente acionador da estancagem sangüínea.

Combat QuikClotArgila de caulim vem sendo testada desde os anos 50 como um agente ativador de estancamento nos procedimentos cirúgicos. Só que sua granulometria se mostrava desfovável nesses casos provocando calor intenso.

Embora pesquisadores tenham levantado preocupação quanto à disseminação de nanopartículas pelo corpo, o lado seguro é que o silicato de alumínio encontrado em argila de caulim já é usado em pacientes por longo tempo. Além disso, provocando hemorragia, as nanopartículas barrariam elas mesmas no local da sangria. Desta forma elas não se infiltrariam no corpo.

O que se destaqua no momento é a utilização de material eficaz no estancamento de hemorragias só que com outra textura por meio de nanopartículas. Com essa certeza, a Z-Medica logo tratou de impregnar gaze com nanotecnologia capaz de assegurar eficiência e praticidade, com marca e todo o reconhecimento da área médica, surgindo portanto o QuikClot.

Em menos de uma ano, o QuikClot está nas mãos de operadores de forças especiais, corpos salva-vidas e salas de emergência em várias partes do mundo.

Eis uma opção eficaz no salvamento de milhares de vidas que normalmente são ceifadas simplesmente por falta de material adequado ao estancamento hemorrágico em tempo hábil.

Petrosky

Deixe um comentário