“RGB” Personalizado

RGB

Cores em vez de números num teclado minimalista.

Construir um sistema RGB pode ser um ótimo exercício orientado por um bom tutorial na elaboração de um projeto próprio.

O sistema aditivo de cores, normalmente empregado em projetores e datashows, pode assumir também funções no campo da música e da segurança.

Imagine múltiplas possibilidades de aplicação no dia-a-dia utilizando-se da combinação tricromática para alcançar resultados geralmente obtidos por meios convencionais.

Segundo a teoria Young-Helmholtz, as nossas retinas são tricromáticas, ou seja, os fotorreceptores dos nossos olhos contêm três tipos característicos de céculas color-sensitivas que detectam as luzes vermelha, verde e azul. O modelo aditivo de cores potencializa essa sensibilidade na combinação tricromática e sua derivação.

Contudo, estamos falando aqui do RGB de forma empírica como, neste caso, solução na liberação de espaço físico, apresentado em forma de painel colorido, mas poderia ser empregado em situações diversas. Só para ilustrar, você também encontra RGB em outra dimensão em escalas de aplicativos gráficos como no Photoshop ou no CorelDRAW em forma de paleta.

Inicialmente, todos os oitos botões do painel são azuis. À medida que cada um é pressionado, eles vão mudando de cor. Assim é possível estabelecer uma certa combinação de cores que ao ser acertada executa ações previamente estabelecidas. A abertura de uma porta, por exemplo. Claro que não se trata de um sistema de extrema segurança uma vez que na mesma sala mais alguém poderia estar vigiando os seus movimentos ao teclado bem como a combinação colorida final. Mesmo assim, como segurança adicional é possível. Dá para brincar um pouco, ou talvez aproveitá-lo em outros meios de controle diário.

Os botões desse painel são clones do Monome, um projeto grandioso e ao mesmo tempo simplório com código aberto constituído de painel de botões luminosos, que figuraram inicialmente como controladores rítmicos para músicos.

Will O’Brien, desenvolvedor de RGB, dá um força para quem deseja construir seu próprio painel multicolorido RGB através de um guia objetivo e detalhado no Hack a Day. Brien relata os pormenores desse projeto que substituíu as chaves de acesso ao seu escritório, mas você pode adicionar valores, tributos e parâmetros a diversas situações propícias a esse tipo de sistema aditivo de cores. Nesse guia, são detalhes de esquemas elétricos e peças usadas na elaboração do painel, bem como indicação de loja do ramo para facilitar a sua vida.

Para variar, dois vídeos com aplicação do RGB em campos diferentes: uma animação RGB, só que com ilustrador flash vetorial:

.

__ E um conversor de áudio para RGB com controle remoto:

Tudo à sua disposição para exercitar a criatividade.

Petrosky

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: