Surpreenda Cantando

Maravilhando-se com a harmonização sonora

Já pensou você surpreender alguém especial soltando sua voz melódica acompanhada de lindos acordes ao piano, mesmo que não saiba tocar   uma nota sequer, hein?!

Eis uma novidade que vai mexer com a cabeça de muita gente que há muito faz sucesso até no banheiro mas nunca experimentou gravar com acompanhamento instrumental capaz de dar um toque de requinte ao seu dom natural e assim fazer, digamos, sucesso musical ou deixar alguém se perguntando ao ouvir suas canções: como que ela, ou ele, fez isso?

Trata-se de um novo programa algoritmo computacional ainda em fase experimental que foi demonstrado na CHI 2008 em Milão, Itália, no início de abril deste ano.

Seja um compositor musical sem expressão notória ou um vocalista que se solta debaixo do chuveiro, o programa da Microsoft promete provê-lo justamente de acompanhamento musical instantâneo ao canto, uma espécie de banda de apoio instantânea, o que torna a criação musical muito fácil, rápida e prazerosa, tanto para diversão quanto em serviço, por exemplo, na criação de jingles em comerciais.

Isso equivale dizer que basta você compor suas letras e deixar os acordes por conta do programa.

O software, chamado de MySong, foi desenvolvido por Dan Morris e Sumit Basu junto ao laboratório de pesquisa da Microsoft em Redmond, Washington, e Ian Simon junto à Unversidade de Seattle, EUA.

A idéia é fazer com que um indivíduo criativo mas musicalmente destreinado sinta gosto pela escrita sonora e criação musical. Não havia ainda nada disso por aí capaz de formular uma melodia vocal cantada numa entrada de dados computacional e então gerasse acordes apropriados para acompanhá-la.

Veja como tudo se resume a simples ações de canto e ajuste de parâmetros numa interface simplificada. Acompanhe a demonstração de 4 cantores incipientes:

Passos

Esse software faz duas coisas: gera um arquivo contendo a seqüência de notas cantadas — um processo conhecido como “trilha de diapasão” — e no passo seguinte usa essa seqüência para exercitar uma cortina de fundo de cenário musical adequada — uma técnica chamada “computação de probabilidade de acordes”.

A seguir, eis uma seqüência de demonstração do processo de transformação de simples vocal melódico à mixagem final:

a) Ouça um exemplo de entrada de dados vocais (QuickTime):

Sarah And Me (voz MP3)

b) MySong automaticamente gera acordes:

Sarah And Me (piano MP3)

c) E finalmente um completo arranjo musical:

Sarah And Me (canção MP3)

d) Depois de passar o arranjo por um programa chamado:

Band-in-a-Box.

Se você gosta mesmo de música e mal consegue esperar a chegada dessa novidade, então aproveite a viagem para sentir o quanto o BIAB pode fazer por você, além da força que dá no MySong. Só que seria melhor terminar a leitura do artigo e então retornar aqui para relaxar e saber sobre as inovações de Peter. Duração: 22:22 min.
BIAB 2008: More than 50 new features by Peter Gannon

Resumo seqüencial:

Como assim?

Já que as pessoas raramente cantam em freqüências precisas, MySong compara uma melodia cantada a 12 notas musicais padrões. Isso provê uma seqüência aproximada de notas ao algoritmo computacional de probabilidade de acordes no sistema. Este algoritmo tem sido treinado, através de análises de 300 sons de rock, pop, country e jazz, a reconhecer fragmentos de melodia e acordes que trabalharão juntos, bem como acordes que complementam uns aos outros.

Durante o processo de composição, a voz é imediatamente codificada de modo que as notas, o timbre, a duração, o volume e outros atributos inclusive graves e agudos são inseridos no modo de edição como um conjunto de dados a ser analisado logo a seguir. Daí o algoritmo compara os dados colhidos com os parâmetros previamente definidos pelo programa e define os acordes através de possíveis variações, tendências e probabilidades acústicas até o modelo mais aceitável à harmonização sonora, mais próximo possível daquilo que nossos ouvidos aceitam naturalmente com musicalidade.

Pelo fato de não haver nenhum acompanhamento de acordes “correto” para nenhuma melodia vocal, MySong produz uma variedade de seqüências de acordes e possíveis acompanhamentos. É possível fazer ajustes como de graves e agudos à mixagem resultante desse processo mas tudo através de reguladores de parâmetros facilmente acessados na interface do programa.

Discernimento

A característica mais marcante do software é a transformação da voz melódica em vocal acompanhado de acordes sem necessidade de conhecimentos avançados de composição, isto é, interagir com um sistema de criação musical usando nossa própria voz cantante.

A voz é nossa interface mais intuitiva e íntima e curiosamente sub-explorada em sistemas interativos.

Claro que o programa tem que ser perdoado por possível desafinação de cantores destreinados ou não familiarizados com os recursos disponíveis no MySong.

Uma coisa é certa, contando com a facilidade de inovação na criação musical com os recursos disponíveis nesse programa, a criatividade de cada um poderá ir além da simples composição de canções pessoais, permitirá nova forma de comunicação muito agradável capaz de superar, por exemplo, certas barreiras próprias de cada língua ou atingir alvos de modo descontraído ou até hilariante. Isso é possível porque a música tem linguagem própria. Se mesmo em língua estrangeira faz sucesso em públicos variados, imagine uma canção própria de alguém querido, digamos, feita especialmente para uma pessoa amada?

Claro que será possível inovar profissionalmente com o MySong, resta saber o quanto isso será possível segundo os direitos de usuário comum, ou se haverá versão profissional.

A Microsoft estuda a diversificação de uso do aplicativo ainda em laboratório, quando e como essa tecnologia poderia ser empregada, sendo que ela serveria também para ser rodado em celulares, ou seja, a criatividade ainda vai dar muito o que falar e cantar.

Petrosky

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: