DNA “Alinhavado”

Imagine uma miniatura de máquina de costura de DNA, coisa de japonês, né!?

Components for DNA sewing

Componentes para "alinhavar" DNA

Grandes e delicadas estruturas de DNA agora podem ser expostas sem interrupção alguma. Isso facilitará muito a localização de problemas genéticos com muito mais exatidão e, assim, diagnosticar desordens moleculares inerentes a várias doenças.

Usualmente, cientistas podem diagnosticar desordens genéticas tais como Síndrome de Down usando sinalizadores de genes, ou “sondas”, que se unem apenas a cadeias de DNA altamente similares. Uma vez unidas, a localização da sonda pode ser facilmente detectada por fluorescência, e isto dá informação sobre o problema genético.

Entretanto, o novo estudo do Dr. Kyohei Terao e sua equipe das Universidades de Quioto e Tóquio, no Japão, torna o antigo processo lento e difícil em algo muito mais seguro e exato. Essa técnica usa “microganchos” controlados por raios laser para capturar e reforçar estruturas de DNA com extrema precisão e cuidado.

“Quando a molécula de DNA é manipulada e reforçada por “ganchos e carretéis” em escala micrométrica, a localização do gene pode ser determinada facilmente com alta resolução espacial.” afirma Terao.

A equipe usa pinça ótica – feixes de laser altamente concentrados – para controlar os microganchos em forma de Z e apanhar um único “filete” de DNA. O gancho é moldado como uma flecha, assim o filete não pode escapar. Quando capturado no gancho, o DNA pode ser mexido com precisão por meio da concentração dos raios laser para novas posições.

Mas assim como um fio numa máquina de costura, uma longa cadeia de DNA pode ser descontrolada. Então os pesquisadores construíram “microcarretéis” para enrolar a carreira. Os raios laser movem um carretel em torno de outro, rebobinando o filete de DNA em um fuso controlável.

“É uma excelente idéia fabricar ferramentas micrométricas que nos possibilitam manipular uma única molécula gigante de DNA.” afirma Yoshinobu Baba da Universidade de Nagóia, Japão. E acrescenta, a tecnologia será útil também para um número de outras aplicações inclusive seqüência de DNA e eletrônica molecular.

O estudo foi publicado no jornal da Sociedade Real de Química.

Se a tendência da engenharia genética é encontrar respostas para uma infinidade de questões que têm ligação direta ou indireta com distorções genéticas, então esse avanço tecnológico dos cientistas japoneses pode facilitar o caminho para novas descobertas nessa área.

Petrosky

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: