HIV Bloqueado

TRIM22, gene recém-descoberto, bloqueia o HIV e impede o ataque da AIDS.

red_ribbon.jpgO que intriga os cientistas é que, embora seja natural do ser humano, esse gene não age por conta própria, só em células onde é inserido.

A descoberta do TRIM22 não significa a cura já, mas abre caminho para invenção de vacina ou drogas que impeçam a proliferação do vírus individualmente através de recurso natural próprio. Impedir o contágio de pessoa para pessoa ainda está em estudo, contudo deter a avanço da proliferação do HIV dentro de cada soropositivo por um gene natural já representa grande avanço científico.

Em outras palavras, desconsiderando outras pesquisas avançadas nessa área, até este ponto estudado e imaginando que já houvesse droga ou vacina disponível baseada na descoberta desse gene, quem já está infectado teria esperança de bloquear a multiplicação do vírus no próprio organismo mas continuaria contaminando outras pessoas normalmente, no entanto, por sua vez impediria o ataque da AIDS no próprio corpo além do estágio atual. Porém os estudos continuam e muita coisa pode mudar.

stephen-barr.jpgStephen Barr e sua equipe junto à Universidade de Alberta, EUA, são os responsáveis por mais esse avanço da ciência num campo que vem sendo disputado por grandes laboratórios em anunciar uma vacina definitiva tanto para a neutralização do vírus quanto à cura da doença presente em todos os continentes.

O gene identificado, TRIM22, que impede a reunião do vírus, pode bloquear infecção pelo HIV numa cultura de células.

Quando o gene é colocado em células, ele impede o encadeamento do HIV, ou seja, o vírus não pode sair das células infectadas para contagiar outras, agindo assim como bloqueador da proliferação do vírus e dessa forma impedindo infecção da AIDS.

Observou-se também que em células onde o TRIM22 não foi ativado pode haver verdadeiro fenômeno: a resposta normal do interferon, uma proteína que coordena ataques de genes como TRIM22 contra infecções virais, torna-se inútil em bloquear infecção de HIV.

Isso significa que esse gene é essencial na capacidade do nosso corpo em repelir o vírus. Os resultados são bastante empolgantes porque eles mostram que nós temos um gene que é capaz de barrar a proliferação viral.aids.jpg

Um dos grandes desafios em combater o HIV é a habilidade que ele tem de variar e livrar-se de medicações. A sua mutação é constante e engana iniciativas com esse fim. As drogas anti-retrovirais introduzidas no final dos anos 90 depararam-se com a destreza do vírus em produzir novas cópias dele mesmo com muita facilidade. Embora benéficas, as drogas não são capazes de erradicar o vírus. Barr e sua equipe descobriram um gene que potencialmente pode fazer o serviço por vias naturais.

Há sempre um novo esforço do vírus contrário a novas drogas, portanto a tentativa tem sido no sentido de desenvolver mais meios naturais de bloqueio ao vírus. A descoberta desse gene pode prover uma saída diferente, diz Barr. Já que o gene impede o encadeamento do vírus, então no futuro a idéia seria desenvolver drogas ou vacinas que pudessem imitar os efeitos do gene.

Os pesquisadors agora tentam entender por que esse gene não age nas pessoas infectadas naturalmente e se há um meio de fazê-lo agir nesses indivíduos. A esperança agora é que a pesquisa conduza à formulação de novas drogas ou vacina que impeça a transmissão do vírus de pessoa para pessoa e a propagação do vírus no corpo soropositivo, e por conseguinte bloqueando a assombração da doença.

Seria o TRIM22 também capaz de combater outros vírus? Eis uma outra questão que os pesquisadores tentam responder.

Petrosky

Anúncios

2 Responses to HIV Bloqueado

  1. Andre Maia disse:

    Ótima noticia!

    Já é um grande passo para a cura…

    😀

    _______________________
    -Tutoriais de Photoshop-
    http://superbrush.wordpress.com/

  2. Petrosky disse:

    Correto!

    André, valeu pela visita!

    Volte sempre!

    Abraço!

    🙂

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: