Internet Hiper-Rápida

Que tal 155 Mbps entrando e 6 Mbps saindo? Mas pode chegar a 1.2 Gbps. Coisa de japonês, né?

800px-flag_of_japansvg.pngCom uma antena de uns 45 cm de diâmetro já é possível esse fluxo de dados no uso doméstico, mas a velocidade pode chegar a 1.2 Gbps se usada uma antena de Ø 5 m, originalmente destinada a grandes organizações ou empresas.

h-iia.jpgIsso já é possível no sudeste asiático porque o Japão acaba de lançar em órbita um satélite de comunicações destinado a suprir suas necessidades via internet com altíssima velocidade. Áreas remotas ou ocorrências de desastre natural, transmissão de dados com qualidade para todos sem disparidade, educação remota, medicina à distância, são apenas alguns dos objetivos a que se destina essa iniciativa japonesa.kizuna.jpg

Essa façanha foi possível graças ao empreendimento conjunto da JAXA com a Mitsubishi que culminou no lançamento bem sucedido do foguete H-IIA na manhã de 23/02/2008, transportando o “KIZUNA” (ventos) responsável por esse significativo avanço tecnológico. O satélite possui duas antenas: uma voltada aos países vizinhos do sudeste asiático com os quais o Japão possui estreitos laços comerciais, e outra direcionada ao arquipélago japonês. A vida útil do Kizuna é de 5 anos e certamente o Japão já pensa em outro passo mais adiante, quem sabe abrangendo outras áreas do planeta. Internet com essa velocidade não é qualquer um que tem hoje em dia, ainda mais com baixo custo e inclusão popular.

locationmapjapan.pngGeograficamente, esses países têm enormes barreiras que dificultam a comunicação principalmente por meios físicos. Daí um sistema de transmissão de dados que ultrapasse naturalmente limites geográficos e facilite a vida de quem se encontra, por exemplo, isolado em uma ilha remota, é de extrema importância. Um país com mais de três mil ilhas está mais do que certo em buscar yokohama_minatomirai21.jpgsoluções dessa natureza, e logo com essa qualidade toda através de satélite próprio. Como resultado, tanto internautas urbanos quanto camponeses, mesmo escondidos em ilhas longínquas, terão acesso à internet hiper-rápida, não é fantástico?

Embora o feito seja no Japão, podemos associar essa conquista em telecomunicações aos benefícios do povo japonês em solo brasileiro cujo centenário é comemorado com orgulho. Bem que os japoneses poderiam pensar em um “presentinho” de aniversário aos brasileiros, né? Parabéns aos japoneses!

Cá entre nós, o Brasil precisa aprender umas lições nipônicas para melhorar a qualidade dos serviços nessa área e baixar os custos relacionados à internet. Para nós que ainda engatinhamos com banda-larga de no máximo 8 Mbps para uso doméstico, pensar em 155 Mbps é algo no mínimo extraordinário, mas já é real no Japão.

Petrosky

Anúncios

2 Responses to Internet Hiper-Rápida

  1. fongfengmode disse:

    An exellent post on a good blog, you can make some money with your blog, like me at http://blogmakemoney1.blogspot.com“

  2. Petrosky disse:

    Fongfengmode,

    Thank you for your appreciation!

    I haven’t thought about it yet, but it’s possible. Indeed I need more time to figure it on. HPetrosky is a sample of literary essays at first. Any support in this sense could not confuse my purpose established at its header, mainly my independence in writing whatever I want to.
    So I’ll check it out later.

    Regards,

    Petrosky

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: