Pensar e Agir /P.I./ext1

Idoya caminha e um robô imita.

Dr. Miguel A. L. Nicolelis (palmeirense de coração) e sua equipe na Universidade de Duke deram mais um passo à solução de um grande problema de milhares de pessoas com dificuldade física em todo o mundo. Seu feito: mobilidade através de interface entre pensamento e atividade motora.
phd-miguel-nicolelis.jpg

Um macaco na Carolina do Norte e um robô em Kyoto, cada um numa esteira rolante nas mesmas condições de funcionamento, sincronizaram movimentos de caminhada via link de Internet ultra-rápida a partir da codificação de sinais captados por eletrodos no cérebro de Idoya (controlando cerca de 250 a 300 neurônios da atividade motora) e decodificados na interface do robô no Japão. A precisão dos movimentos chegou a 90% como resultado do sincronismo de movimentos entre as duas pontas, garantida pelo suporte de todo o conjunto de recursos tecnológicos empregados, inclusive o formato de vídeo facilitando a sintonia entre a atividade cerebral de Idoya e o movimento do robô à distância. Foram programas específicos desenvolvidos tanto nos Estados Unidos quanto no Japão.

Os estudos continuam, mas a evolução da neurociência comprova a possibilidade de, em breve, termos mais novidades nessa área. Tomara que no próximo experimento o homem seja a figura central do estudo.

Fiz questão de mencionar este avanço da medicina aqui, mesmo depois de ampla divulgação do feito pela mídia, como parte de uma série de artigos a respeito da Percepção Inovadora (P.I.), meu primeiro post no WP, cuja idéia central sugere extratos traduzidos por meio de exemplos em vários campos do conhecimento humano, e, claro, bem representados pela ciência.

Petrosky

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: