Assistência à Distância

Facilitando a vida, tecnologia auxilia na assistência médica a idosos.

Familiares que gostam de acompanhar passo a paso a vida de seus pais, agora podem ficar tranqüilos com recursos tecnológicos avançados que informam a vida diária deles a todo instante, e, por extensão, já que é via internet, os seus médicos também.

Pesquisadores americanos criam dispositivos de monitoramento total dos movimentos de idosos durante suas atividades diárias dentro de casa, desde deslocamentos pelos cômodos até o controle assistencial médico com a administração de medicamentos pessoais. São sensores óticos detectando movimentos e dispositivos à base de freqüência de rádio que controlam tarefas diárias de diabéticos, hipertensos e tantos outros casos que merecem atenção especial. Os resultados podem ser acompanhados por familiares, conhecidos ou mesmo vizinhos via internet em forma de gráficos ou relatórios. Graficamente, pode-se observar os horários de maior ou menor movimento ou nada disso, e daí as devidas providências. Um diabético pode controlar sua glicose e toda a dieta adequada através de informações passadas ao computador e os resultados surgem como orientação clínica emitida pelo programa. Já os boletins são acompanhados também pelos respectivos médicos ou quem mais se interessar.

A faixa etária escolhida para as primeiras demonstrações foi a menos protegida ou merecedora de cuidados constantes. Mas podemos imaginar sensores semelhantes monitorando crianças ou adultos e até em ambientes de trabalho no campo da segurança de forma mais efetiva do que com sensores de alarmes que conhecemos atualmente.

Essa mesma tecnologia (Technology Couch) poderá ser aplicada futuramente para uso diário como programação de programas de TV, DVD, secretárias e tantos outros aparelhos do cotidiano.

Petrosky

 

About these ads

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: